tuning-01

O termo “Tuning”, que traduzido para o português significa sintonia fina, refere-se às alterações feitas num carro de passeio para que este…

…adquira características visuais e dirigibilidade semelhante aos dos carros esportivos ou de competição, além é claro, de satisfazer o gosto do dono, seguindo tendências do mercado. Um carro Tuning é capaz de expressar a personalidade do seu dono.
Existem infinitas possibilidades de alterações na hora de transformar simples meios de locomoção, em verdadeiros objetos de desejo. As principais mudanças observadas são:

– Suspensão mais baixa com propriedades esportivas
– Rodas de diâmetro maior, e mais largas
– Pneus largos e de perfil baixo
– Kits aerodinâmicos; Som de qualidade
– Motor preparado
– Bancos esportivos; Painel re-estilizado; etc

Quanto custa ter um carro Tuning?
Para se ter uma idéia de como o Tuning é levado a sério por quem ama o conceito, vejamos o quanto se pode gastar na hora de personalizar um carro.
Um conjunto de rodas e pneus importados aro 19″ R$ 12.000,00
Um sistema de multimídia com DVD, tela de cristal líquido e som Dolby Digital não custa menos que R$ 6.000,00
Na preparação do motor também pode ser gasto muito dinheiro, instalando-se Turbo e/ou NOS (Sistema de Oxido Nitroso), Remapeando o chip da injeção eletrônica, ou trocando os filtros de ar por modelos esportivos
Já uma suspensão de alta-performance com molas progressivas curtas e amortecedores com maior pressão pode custar mais de R$ 2.000,00 para um carro pequeno ou médio.

O brasileiro é conhecido por sua criatividade, e isso é fundamental para a realização de um bom Tuning, o que nos deixa ansiosos pelos belos resultados que obteremos nos nossos Tuning Cars.
Algumas pessoas acham que fazer Tuning é encher o carro de acessórios para chamar o máximo de atenção possível, mas isto é um engano, pois os verdadeiros Tuning Cars têm acessórios que são harmoniosos como o carro, ou seja, um modelo de roda ou spoiler pode ficar bonito em um carro, mas não necessariamente em outro. Outro erro comum que se comete é o de cortar as molas originais da suspensão para rebaixar o carro, comprometendo a segurança e o conforto do motorista. Já existem no mercado muitas outras soluções para se rebaixar um carro, onde além do resultado estético, o carro adquire propriedades esportivas, ganhando estabilidade e segurança.
Se formos observar os Tuning de fábrica, como BMW M3, Mercedes AMG, Audi S3 ou Audi RS4, veremos que além de bonitos e com o visual agressivo, estes carros contam com o que há de mais moderno em tecnologia para carros de alto desempenho. Esta receita que mistura alta performance, segurança e beleza, resulta num veículo capaz de proporcionar um prazer extremo a quem o dirige, sem comprometer a sua segurança.
O verdadeiro Tuning não é aquele onde o carro fica bonito a qualquer custo, expondo o motorista a riscos durante a condução do seu carro, mas sim aquele onde o carro personalizado se aproxima o máximo possível do desempenho, estabilidade, frenagem e dirigibilidade dos carros esportivos ou de competição, o que conseqüentemente resulta num carro mais bonito e com visual agressivo.

Por: Rogério Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.